Metaverso no mercado imobiliário já é uma realidade
Cenário atrai investidores e impulsiona venda e compra de imóveis virtuais
Foto: Reprodução/Sandbox – Você já ouviu falar em metaverso? O tema, que fez parte de palestras do Creci-PB, já é uma realidade dentro do mercado imobiliário.
Os imóveis e terrenos completamente digitais, que são comercializados em ambientes virtuais é o que se chama de metaverso. E apesar de parecer uma realidade distante, ela já existe. Para se ter ideia, um estudo da Bloomberg Intelligence mostrou que o metaverso se consagra como uma oportunidade de mercado de até 800 bilhões de dólares.
Esse novo nicho, que pode ser muito rentável, é uma das grandes apostas de tendências do momento. A empresa Republic Realm, com sede em Nova York, por exemplo, fez um acordo de 4,3 milhões de dólares para garantir a compra de terrenos digitais na plataforma de realidade virtual, The Sand Box.
Além dos terrenos digitais, o metaverso tem se mostrado uma possibilidade de ampliação dos negócios e empreendimentos físicos. É possível, por exemplo, que o a
vatar de um comprador passeie por dentro de um apartamento decorado virtualmente.
Isso sem contar com a desburocratização dos processos de compra e venda de imóveis, que também passa a ser uma vantagem vinda desse universo.
O presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho, explica que a tecnologia tem trazido diversas mudanças e possibilidades, tanto para os compradores, quanto para os profissionais da área. “Apesar de ser uma realidade nova e, muitas vezes, incompreendida por muitas, ela está aí. E toda nova ferramenta acompanha novas oportunidades. Aos profissionais da área imobiliária, reforço a importância de se atualizar e compreender que esse cenário não tem volta”, finaliza.