Notícias da Habicamp: Em reunião, prefeitura sinaliza que não irá rever reajuste de 30% no IPTU
Representantes de entidades da sociedade civil como Habicamp, Creci, Secovi, ACIC, CIESP, Rede Imobiliária Campinas entre outros se reuniram com alto escalão do Governo Jonas Donizette, para discutir o reajuste que está acima de 30% no IPTU de Campinas, neste ano.
O empresário e ex-secretário municipal de planejamento, Marcio Barbado, participou do encontro e conta que a prefeitura foi irredutível quanto ao aumento, propondo apenas um grupo de trabalho.
A lei também prevê aumentos de 10% em 2019 e 10% em 2020. Nesses casos, houve maior flexibilização, com a possibilidade de a prefeitura rever esses reajustes.
A nova Lei que reajustou o IPTU, mudou radicalmente a metodologia, o que é alvo de críticas, diante de uma generalização, como aponta Marcio Barbado. O empresário aponta a falta de discussão com a sociedade. A reunião aconteceu neste dia 07 de fevereiro.
A prefeitura em nota disse que ao fim do encontrou ficou pacificada a legalidade do processo, reconhecendo que houve, por parte das entidades, ponderações no sentido sócio-econômico e o pedido de um canal de diálogo. Da parte da administração, diz que secretários se disseram abertos ao diálogo, sem assumir, no entanto, nenhum compromisso de revisão de atos. (CBN Campinas)