Novas medidas para prevenção de incêndios em edificações vão entrar em vigor
De acordo com dados divulgados pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, nos último cinco anos foram atendidas 166.026 ocorrências de incêndios estruturais, em edificações, indústrias, comércios, entre outros, em todo o Estado. Além dos danos ao meio ambiente e prejuízos econômicos o saldo negativo das ocorrência incluem também 4.658 vítimas.
Na batalha diária para aumentar a proteção a vida e as medidas de prevenção contra incêndios em edificações e áreas de risco, será desenvolvido em todo o Estado de São Paulo a operação Edificação Mais Segura.
A partir do dia 09 de abril, entra em vigor um novo decreto que estabelece
as novas medidas de prevenção.
De acordo com o Capitão e chefe da Seção de Atividades Técnicas do 7º
Grupamento dos Bombeiros de Campinas, Armando Vitoriano Carvalho Verona, a operação tem o objetivo de verificar o cumprimento das medidas, se a edificação possui licença válida e se os sistemas de proteção contra incêndios estão em perfeitas condições de funcionamento. Na prática ela terá três fases básicas e será executada exclusivamente pelo Corpo de Bombeiros.
Ainda de acordo com ele as normas são baseadas sempre nas experiencias no combate a incêndio. Ele faz questão de frisar, que as prefeituras são as
responsáveis pela execução das atribuições de uso e ocupação do solo,
inclusive de interdição dos locais, cabendo aos bombeiros militares ajudar
na prevenção aos incêndios nas edificações e áreas de risco com esses novos serviços de fiscalização.
As solicitações para vistorias podem ser feitas no site
www.corpodebombeiros.gov.br (CB Campinas)