Parabéns ao seu dia, senhor(a) síndico(a)!!
Toda comunidade precisa de um líder e quando se mais precisa de um, eis que ele aparece. Essa é a figura do síndico, como não? Afinal, ocupar esse posto não é para qualquer um.
A Legislação Nacional que rege a conduta do síndico de um condomínio, estabelece quais são as suas competências e obrigações, gerando-lhe responsabilidades. E, como se sabe, indissociável das responsabilidades são as preocupações e a sobrecarga que lhe recai sobre os ombros.
O síndico é que aquele que trabalha na administração de uma comunidade, tratando e resolvendo questões das mais variadas ordens. Afinal, não é demais dizer que a administração condominial se constitui de cuidar de uma grande casa, composta de inúmeras famílias. Sendo que seus membros são pessoas estranhas entre si e o administrador que ali comparece, eleito entre eles, não detém grande poder de ingerência nas relações, embora seja sempre cobrado por resultados positivos. Fácil é que não é.
Sem contar que, em regra, os que mais cobram posturas e resultados são justamente aqueles que mais provocam distúrbios, dificuldades e prejuízos ao relacionamento interno nos condomínios.
Enfim, o síndico sempre enxerga satisfação em ver seu dever cumprido e a ideia de registrar as agruras do cargo, serve para ressaltar o valor desse indivíduo que, profissionalmente ou não, se dispõe a cuidar do patrimônio de uma comunidade inteira, desenvolvendo um trabalho que merece respeito
Isso é, em última análise, um exemplo de dedicação, companheirismo e de cidadania.
Por isso afirmo que, quando os cidadãos de toda nossa sociedade passarem a ver as coisas de uso comum e o patrimônio pessoal e alheio, com olhos de SÍNDICO, este país terá alguma chance de ser muito melhor e se transformar VERDADEIRAMENTE NUMA NAÇÃO realmente digna de seus integrantes
Atenciosamente,
Equipe Habicamp.