calamidade públicaCampinas

Prefeitura de Campinas intensifica combate a Dengue

GRU começa a fiscalizar imóveis alvo de denúncias sobre criadouros de Aedes Aegypti

Fotos: Fernanda Sunega – O Grupo de Resposta Unificada (GRU), criado pela Prefeitura de Campinas para agilizar as respostas e fiscalizações relacionadas ao combate do mosquito Aedes aegypti, realizou seu primeiro dia de visitas a imóveis na última quinta-feira, (28).

A cidade enfrenta uma situação crítica de epidemia de dengue, com 32.025 casos e quatro mortes registradas desde janeiro. O GRU, formado por representantes de diversas áreas, atuará enquanto Campinas permanecer em emergência pública para dengue.

 

A Prefeitura realizou neste ano oito mutirões, incluindo um regional, onde visitou pelo menos 35,4 mil imóveis para orientar a população e retirar criadouros do mosquito transmissor.

O prefeito, Dário Saadi, destacou a importância do decreto que permite que todas as secretarias fiscalizem e tomem providências para eliminar os criadouros do mosquito, agindo rapidamente em resposta às denúncias da população. As médias diárias de denúncias via 156 em março chegaram a 250.

O diretor da Defesa Civil, Sidnei Furtado, acompanhou as ações pela manhã nas áreas denunciadas no Bonfim e Jardim Chapadão durante a manhã, que contaram com drones, embora tenham sido suspensos devido à chuva. Os proprietários de imóveis não encontrados durante as fiscalizações serão notificados para tomar providências.

A iniciativa é considerada estratégica e inovadora, envolvendo todas as secretarias municipais e agilizando as ações de fiscalização, conforme destacado pela Secretaria de Saúde.

O presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho.

Francisco de Oliveira Lima Filho, presidente da Habicamp, aponta que a ação conjunta da prefeitura com a defesa civil é necessária e fundamental neste momento. “Estamos vivenciando uma epidemia de dengue, precisamos unir forças para evitar que o número de casos da doença aumente cada vez mais”, comenta LIma Filho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.