Campinasdesenvolvimento

Requalificação do Centro com novo Hub de Inovação

Antigos galpões ferroviários serão transformados em espaço para startups e empresas de tecnologia

Fotos: Carlos Bassan – A Prefeitura de Campinas recebeu, nesta segunda-feira (24), o projeto para a criação de um Hub de Inovação no Complexo Ferroviário da cidade. O plano, elaborado pela PUC-Campinas em parceria com a administração municipal, integra o conjunto de ações para revitalização da área central. A proposta prevê a restauração dos antigos galpões ferroviários para sediar escritórios de alta tecnologia, startups e empresas de inovação, além de espaços voltados para atividades culturais e sociais.

A área total do projeto abrange quase 42.000m², sendo 23.151m² destinados à inovação, 11.000m² para empresas e 8.000m² para startups. O prefeito Dário Saadi destacou o compromisso da gestão na requalificação do Centro e lembrou que a iniciativa se soma a outras ações já implementadas, como a reforma do “Prédio do Relógio”, que sediou o Campinas Innovation Week e será novamente palco do evento neste ano. “Além de restaurar um espaço histórico, esse projeto vai impulsionar a economia local e fortalecer o setor de tecnologia e inovação na cidade”, afirmou.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi, ressaltou a importância do Hub para o desenvolvimento de Campinas. “Estamos transformando a Capital da Tecnologia com um espaço moderno e inovador, que no futuro estará integrado ao Trem Intercidades. A parceria com a PUC foi fundamental para que essa ideia saísse do papel”, disse. Já o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Marcelo Coluccini, informou que a Prefeitura formará um Grupo de Trabalho para definir os próximos passos do projeto e segue em contato com investidores interessados na iniciativa.

O presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho.

O projeto foi elaborado pelos professores Leandro Rodolfo Schenk e Fábio Muzetti, da Escola de Arquitetura, Artes e Design da PUC-Campinas. A cerimônia de apresentação contou com a presença do reitor da universidade, Germano Rigacci, do superintendente de patrimônio histórico da União, Celso Carvalho, além de outras autoridades.

“A criação do Hub de Inovação representa um marco para Campinas, unindo desenvolvimento econômico e preservação histórica. Esse projeto trará novas oportunidades para empresas e startups, consolidando a cidade como um polo de inovação”, afirma Francisco de Oliveira Lima Filho, presidente da Habicamp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.