Selic cai 0,5% e pode impactar mercado imobiliário
Copom reduz taxa básica de juros da economia de 13,25% para 12,75% ao ano
Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil – O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) reduziu a taxa básica de juros da economia brasileira, Selic, de 13,25% para 12,75% ao ano. A queda de 0,5% é o segundo seguido anunciado pelo órgão.
Além disso, há uma expectativa de que a Selic termine 2023 em 11,75% ao ano e que ao final de 2024 a taxa chegue a 9% ao ano, de acordo com o Boletim Focus, divulgado pelo BC.
O impacto da redução da Selic no mercado imobiliário é de juros mais baixos, ou seja, crédito imobiliário mais barato tanto para o adquirente final quanto para quem produz estes imóveis (loteadores, incorporadores, construtores e demais segmentos ligados à construção civil).
Com a queda dos juros mais pessoas passam a ter acesso ao crédito, as parcelas dos imóveis ficam mais baratas e o volume de crédito do tomador do financiamento fica maior do que com juros mais altos.
Para o presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho, com a redução dos juros do crédito imobiliário, o mercado se aquece e, consequentemente, os imóveis voltam a se valorizar de forma mais intensa. “É um cenário promissor, considerando que o mercado imobiliário brasileiro é, de fato, forte”, afirma.