Sidac: Plataforma online permite calcular a pegada de energia e de carbono

Chega ao mercado brasileiro da construção civil sistema que informa a demanda de energia primária e emissão de CO2

O Sistema de Informação do Desempenho Ambiental da Construção (Sidac) chega no mercado brasileiro da construção e como uma ferramenta para se pensar uma economia mais sustentável e de baixo carbono. Visto que permitirá ao usuário conhecer a demanda de energia primária e emissão de CO2, desde a extração dos recursos naturais necessários para fabricar o material de construção até a porta da fábrica.

A plataforma Sidac

A plataforma é baseada em uma abordagem simplificada da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), focada nas questões ambientais mais importantes para a cadeia de valor da construção.

Francisco de Oliveira Lima Filho, presidente da Habicamp

 

“Cuidar do planeta pensando em soluções mais conscientes e sustentáveis é um caminho necessário e sem volta. Para a construção civil, é uma realidade que pode transformar o futuro de muitas gerações. Essa plataforma é uma dessas possibilidades”, explica o presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho.

 

O sistema nasce do programa Strategic Partnerships for the Implementation of the Paris Agreement (SPIPA), coordenado pelo Ministério de Minas e Energia (MME), financiado pelo Instrumento de Parceria da União Europeia, em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente, Conservação da Natureza, Segurança Nuclear e Defesa do Consumidor (BMUV, em alemão), e implementado pela Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.