Imóveis

Prefeitura de Santo André cancela aumento do IPTU

O prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), anunciou nesta terça-feira (30) o cancelamento do aumento do IPTU de 2018. Os moradores levaram um susto recentemente com o anúncio de que teriam aumento de até 75% e acima do limite estabelecido por uma lei do próprio município.

Segundo Serra, a atualização da PGV (Planta Genérica de Valores) será feita em um outro momento. “Nesses últimos dez dias, após o lançamento desses carnês, eu fiz o que todo gestor público tem de fazer. Fui ouvir as pessoas, conversando com a cidade, com aposentados, com comerciantes, com empresários e a gente percebeu que realmente não era o momento de fazer essa atualização. O que poderia ser remédio poderia virar veneno para a cidade.”

Com a decisão, o prefeito disse que vai recalcular os valores do IPTU. “Nós suspendemos a implantação da Planta Genérica de Valores, vamos rediscutir tudo isso com a sociedade de forma muito clara, transparente. Não é justo que pessoas paguem menos que o imóvel vale, da mesma que não é justo que elas paguem mais que o imóvel vale.”

O vencimento dos novos boletos foi transferido para março. Quem já pagou o valor de 2018 poderá receber o valor em crédito tributário, podendo ser usado para abater as próximas parcelas. “Quem já pagou vai gerar crédito tributário. Se for uma indústria e for um crédito parcelado ele vai poder abater nas próximas parcelas, ou em saque em dinheiro. São duas formas de poder sacar esse recurso. As pessoas vão receber um novo carnê a partir de março, com vencimento em março. Todos os carnês que foram emitidos foram cancelados e novos carnês serão emitidos com o valor venal do ano passado, atualizado apenas pela inflação”, disse Serra.

De acordo com a legislação, o teto estabelecido para apartamentos, garagens e comércios é de 60% de aumento. Já para casas, é de 50% e, para indústrias, o valor pode subir até 70%. O aumento para os terrenos pode chegar a 80%.

O bairro Cidade Recreio da Borda do Campo teve um dos maiores aumentos. No entanto, esse bairro não tem saneamento básico, não tem esgoto e também não tem água encanada. Os moradores precisam pagar um caminhão pipa para que as casas sejam abastecidas semanalmente. (G1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.