mercado

IGP-M registra variação de -0,71% no 2º decêndio de julho

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) registrou, no segundo decêndio de julho, variação de -0,71%, segundo dados da Fundação Getulio Vargas (FGV). No mês anterior, para o mesmo período de coleta, a variação foi de -0,61%.

Dentre os indicadores, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) apresentou variação de -1,14%, no segundo decêndio de julho. No mesmo período do mês anterior, a taxa foi de -1,16%. A taxa de variação dos Bens Finais passou de 0,20% para -1,12%. A maior contribuição para este movimento teve origem no subgrupo alimentos in natura, cuja taxa passou de 2,72% para -6,53%.

Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) registrou variação de 0,04%, no segundo decêndio de julho, ante 0,01%, no mesmo período do mês anterior. Quatro das oito classes de despesa componentes do índice registraram acréscimo em suas taxas de variação. A principal contribuição partiu do grupo Habitação (0,19% para 0,41%). Nesta classe de despesa, cabe mencionar o item tarifa de eletricidade residencial, cuja taxa passou de 0,08% para 0,33%.

Por fim, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) apresentou, no segundo decêndio de julho, variação de 0,13%. No mês anterior, este índice variou 1,33%. O índice relativo a Materiais, Equipamentos e Serviços registrou variação de -0,03%, acima do resultado de junho, de -0,09%. O índice que representa o custo da Mão de Obra registrou variação de 0,26%. No mês anterior, este índice variou 2,51%. (Agência IN)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.