Conferência Nacional das Cidades: conselhos se reúnem para dar início ao evento
Propostas dos municípios visam construção da política nacional de desenvolvimento urbano
Foto: Carlos Bassan – Na última quarta-feira, (15), ocorreu a primeira reunião preparatória para a Conferência Municipal da Cidade, programada para os dias 7 e 8 de junho. O encontro, realizado no Salão Vermelho do Paço Municipal, contou com a presença dos conselhos representativos da cidade. A conferência é uma oportunidade para que o poder público, entidades e sociedade civil apresentem propostas e direcionam a política nacional de desenvolvimento urbano.
O evento foi direcionado aos representantes dos diversos conselhos municipais, mas também atraiu munícipes interessados em participar das discussões sobre o futuro da cidade. Essa interação reflete o objetivo da conferência: reunir diferentes vozes para discutir e planejar ações urbanas que impactarão a comunidade.
Organizada pelo Conselho da Cidade de Campinas (Concidade) e pela Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, a reunião faz parte do calendário das Conferências Municipais das Cidades, que devem acontecer até 30 de junho. As etapas estadual e distrital estão agendadas para ocorrer entre 1º de julho e 15 de setembro, culminando na 6ª Conferência Nacional das Cidades em novembro, em Brasília.
Segundo Marcelo Coluccini, secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, a fase municipal é crucial para identificar e debater as demandas locais, que serão encaminhadas para a conferência estadual e, posteriormente, integradas em um documento para a conferência nacional. Além disso, nesta etapa, os participantes elegerão os representantes que levarão as propostas para as fases seguintes do processo.
A 6ª Conferência Nacional das Cidades, com o tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para Cidades Inclusivas, Democráticas, Sustentáveis e com Justiça Social”, busca promover a interação entre autoridades, gestores públicos e a sociedade. Os objetivos incluem mobilizar a população para definir agendas, metas e planos de ação, além de fomentar a participação popular na formulação e avaliação das políticas urbanas.
Marcela Cristiane Pupin, secretária adjunta de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, destacou que a reunião permitiu a integração dos representantes dos conselhos municipais, possibilitando que cada grupo pensasse em sugestões para a cidade. “Durante a pré-conferência, vocês poderão apresentar propostas amadurecidas, tanto individualmente quanto em grupo”, afirmou. Os temas discutidos abrangeram desde mudanças climáticas e a adaptação das cidades, até a promoção da justiça social e o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
O presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho, afirma ser um passo importante dentro das demandas ESG. “A sustentabilidade não é mais um diferencial. Ela é uma necessidade e uma obrigação”, reflete.