Campinas reorganiza atendimento da CAP por tipo de projeto arquitetônico
A partir de 12 de maio, contribuintes serão atendidos por tema específico em dias fixos da semana para tornar o processo de aprovação mais eficiente
Foto: Adriano Rosa – A Coordenadoria de Aprovação de Projetos (CAP), ligada à Secretaria de Urbanismo de Campinas, passará a organizar seu atendimento por tipo de projeto arquitetônico a partir de 12 de maio. A mudança visa otimizar o tempo dos contribuintes e direcionar cada atendimento a técnicos com experiência no tema abordado, proporcionando mais eficiência no processo de aprovação de projetos e esclarecimento de dúvidas.
Com a nova sistemática, cada dia da semana será reservado a uma tipologia específica. Segundas-feiras serão dedicadas à habitação unifamiliar (casas isoladas); terças, a projetos mistos ou não residenciais como comércios, serviços e indústrias; quartas-feiras atenderão habitação multifamiliar horizontal (townhouses) e vertical (edifícios); quintas serão focadas em reformas, demolições e emissão do Certificado de Conclusão de Obra (Habite-se). As sextas-feiras permanecerão abertas para assuntos gerais relacionados à CAP.
A secretária de Urbanismo, Carolina Baracat, afirma que a nova organização vai facilitar o atendimento ao permitir que o cidadão seja atendido diretamente por técnicos especializados no assunto de seu projeto, o que evita encaminhamentos desnecessários e agiliza os trâmites. O plantão de dúvidas da CAP funciona no 2º andar do Paço Municipal, de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h, e também pode ser acessado remotamente mediante agendamento prévio.

Para Francisco de Oliveira Lima Filho, presidente da Habicamp, a medida é estratégica para a modernização da gestão pública urbana: “Esse novo modelo de atendimento mostra o compromisso da Prefeitura com a melhoria contínua dos serviços e com a valorização do tempo de quem empreende ou constrói na cidade. A especialização do atendimento é um ganho para todos.”