Campinas: R$517 milhões devem ser liberados para obras de drenagem
Pedido de financiamento do BNDS para obras antienchentes vai para última fase
Foto: Carlos Bassan / PMC – O prefeito Dário Saadi esteve nesta segunda-feira, 23 de outubro, no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro, para uma reunião com o presidente do banco, Aloísio Mercadante. O encontro teve como pauta a liberação de R$ 517 milhões em investimentos para as obras de drenagem na cidade. Também participaram o secretário de Finanças de Campinas, Aurílio Caiado; a diretora Socioambiental do BNDES, Teresa Campelo, além de técnicos da instituição.
“Foi uma reunião muito positiva, na qual eu pude apresentar de forma detalhada como o dinheiro será investido. Nosso pedido de recursos avançou e agora vai para a última fase de análise antes da liberação”, explicou o prefeito. “Estamos muito confiantes que isso aconteça em breve”, completou.
Além dos reservatórios, está prevista a construção de parques lineares. As obras antienchente serão realizadas em dois córregos da bacia do Ribeirão Anhumas: no córrego Serafim, que fica na Orosimbo Maia; e no Proença, na Princesa D’Oeste.
Os pareceres técnicos e a análise dos indicadores econômicos e financeiros de Campinas já foram analisados e estão compatíveis com as exigências do Banco.
“Este é um passo importante para solucionar um problema antigo que impacta a cidade na época de chuvas em diversas regiões”, reflete o presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho.