Campinasconstrução civil

Consema amplia atribuições de licenciamento ambiental à Campinas

Seclimas passa a licenciar atividades de alto impacto ambiental de alcance local

 

O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) publicou a Deliberação Normativa nº 01/2024, autorizando a Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclimas), a licenciar atividades de alto impacto ambiental de alcance local.

 

A nova normativa acrescenta 40 novas tipologias ao rol de atividades industriais poluidoras que a Seclimas pode licenciar. Entre essas atividades estão a produção de carvão vegetal, fabricação de conservas, sucos concentrados, farinhas, alimentos para animais, torrefação e moagem de café, preparação e fiação de fibras, fabricação de artefatos de couro, produção de massa de concreto e argamassa de construção, e fabricação de artigos de metal.

 

Na área de infraestrutura, a Seclimas agora tem a responsabilidade de licenciar aterros de resíduos da construção civil classe A (RCC), centrais de triagem de resíduos sólidos urbanos provenientes da coleta pública regular ou que operem com separação automatizada (exceto as Centrais de Triagem associadas a outras atividades passíveis de licenciamento pela Cestesb), usinas de reciclagem de resíduos da construção civil sem lavagem de material, e atividades de atendimento em pronto socorro e unidades hospitalares para urgências, além da produção de biogás oriundo das atividades licenciadas pelo município.

 

Andrea Struchel, diretora do Departamento de Licenciamento Ambiental da Seclimas, destacou que a municipalização, quando realizada de forma estruturada e com troca de conhecimento, deve fortalecer o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama) e melhorar o controle e licenciamento ambiental.

O presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho.

“Pode haver uma maior eficiência na análise e emissão de licenças, uma vez que os técnicos envolvidos na atividade têm conhecimento da região, além da melhoria na fiscalização ambiental, permitindo uma resposta mais ágil a eventos adversos, com a proximidade do agente fiscalizador das ocorrências”, afirmou Struchel.

 

Francisco de Oliveira Lima Filho, presidente da Habicamp, resumiu o impacto principal desta deliberação: “A medida fortalece a gestão ambiental local, proporcionando maior eficiência no licenciamento e fiscalização das atividades de alto impacto ambiental”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Precisa de ajuda?
hacklink satın al holiganbet setrabet betnano casibom jojobet holiganbet casibom marsbahis casibom güncel giriş casibom giriş casibom casinomilyon setrabet queenbet mavibet hiltonbet casibom giriş casibom