Campinas

E-book “Arqueologia da Paisagem” celebra 250 anos de Campinas e propõe a requalificação do centro histórico

A obra resulta de uma parceria entre a Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas e a FAUUSP

Foto: Divulgação / PMC – O lançamento do e-book “Arqueologia de uma Paisagem” marca uma importante etapa no processo de requalificação do centro histórico de Campinas, com foco nas avenidas Francisco Glicério e Campos Sales. Idealizado pela arquiteta Maria Rita Amoroso, o projeto faz parte de uma profunda pesquisa realizada em colaboração com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP), sob supervisão da professora Beatriz Piccolotto Siqueira Bueno. O objetivo central do livro é apresentar as transformações ocorridas na paisagem urbana de Campinas desde a década de 1920 até os dias atuais, propondo um Manual de Zeladoria Compartilhada para a preservação do patrimônio local.

A arquiteta e urbanista Maria Rita Amoroso (Foto Martinho Caires).

A obra resulta de uma parceria entre a Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas e a FAUUSP, unindo esforços para realizar pesquisas sobre o centro histórico da cidade. Segundo Alexandra Caprioli, representante da Secretaria, o ebook “celebra os 250 anos de Campinas e coroa o projeto de requalificação da Avenida Campos Sales, inaugurado recentemente, em julho de 2024”. Além disso, o livro busca fomentar políticas públicas de conservação e educação patrimonial, essenciais para a preservação de áreas históricas em risco.

Dividido em seis capítulos, o e-book explora diferentes momentos da história de Campinas, desde sua origem até as mudanças urbanísticas mais recentes. Com base em uma ampla pesquisa cartográfica, documental e iconográfica, o livro oferece um panorama detalhado da evolução das avenidas Francisco Glicério e Campos Sales. A análise das transformações, realizada por meio do software de mapeamento Quantum GIS (QGIS), permite visualizar as camadas históricas sobrepostas, oferecendo uma compreensão mais profunda das mudanças na paisagem urbana da cidade. “O livro que o leitor tem em mãos é um convite para folhearmos esse “palimpsesto de pedra”[1] – o centro histórico de Campinas -, buscando reler a sequência dos eventos que marcaram sua paisagem no passado e que devem ser reconhecidos no presente, destaca a arquiteta, Maria Rita Amoroso.

O presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho.

O projeto também se destaca pela criação de roteiros históricos que buscam sensibilizar os cidadãos sobre a importância de preservar o patrimônio cultural da cidade. A ideia é estimular políticas públicas que promovam o restauro e o reuso de edifícios históricos, contribuindo para a requalificação do centro e tornando-o mais resiliente. “Este livro é uma ferramenta essencial para ajudar Campinas a repensar seu futuro, equilibrando preservação e desenvolvimento urbano de maneira sustentável”, afirmou Francisco de Oliveira Lima Filho, presidente da Habicamp.

Com as autoras Maria Rita Amoroso e Beatriz Bueno à frente da pesquisa, o e-book “Arqueologia de uma Paisagem” reflete o compromisso de unir o conhecimento acadêmico com a prática urbana. O resultado é uma obra que não só revisita o passado, mas também oferece propostas concretas para garantir que o patrimônio cultural e arquitetônico de Campinas seja preservado para as próximas gerações.

[1] 1Aymonino e Rossi apud Lamas, 1992.

 

Dowloads do Livro:

Ebook (diagramação com páginas individuais)

Ebook duplo (diagramação com páginas lado a lado)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.