InovaçãoLegislação

Entulho da construção civil é destinado ao recapeamento de ruas

O prefeito de Sumaré, Luiz Dalben, autorizou as sete Administrações Regionais da Secretaria de Serviços Públicos da cidade a receberem Resíduos da Construção Civil, os chamados RCC’s.

Todo o material recebido será utilizado para a recuperação de ruas da cidade, o que poderá gerar uma economia de aproximadamente 21,4% do valor destinado a recapes.

Para o prefeito Luiz Dalben, essa economia mostra o respeito que a gestão tem em relação ao dinheiro público e à população. “Estamos trabalhando cada vez mais para gerir o dinheiro público da melhor forma. Com criatividade, estamos economizando em várias áreas sem que os serviços sejam prejudicados e, ao mesmo tempo, investindo em outras com essa quantia. Uma boa gestão é aquela que respeita o dinheiro público e beneficia a população”, comentou.

Lei antiga

A cidade já possui uma lei específica para destinação de RCC’s, a Lei Municipal n° 4.169/2006, mas que não estava sendo aplicada corretamente. Segundo o secretário de Serviços Públicos, Éder Ruzza, há um limite de quantidade de entulhos e materiais específicos que podem ser destinados. “A legislação permite que os moradores destinem até 50 quilos de RCC aos pontos de coleta das Regionais. Já no caso das empresas consideradas ‘grandes geradoras’, elas ficam encarregadas de destinar corretamente os entulhos por meio de empresas especializadas”, explicou.

“Nas Regionais, será realizada a seleção dos materiais. Nem tudo pode ser utilizado para o trabalho de recape. As Usinas de RCC aceitam restos de tijolos, cerâmica, concreto, rocha, argamassa, telhas, reboco, entre outros”, disse. (DCI)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.