Inflação do aluguel sobe 0,5%, em outubro diz FGV
Mas o Índice Geral de Preços continua negativo com – 4,46%, desde janeiro
A chamada inflação do aluguel fechou outubro em 0,50%, acima do 0,37% registrado em setembro. O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) foi divulgado nesta segunda-feira (30) pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
No acumulado desde janeiro, a taxa apresenta deflação, ou seja, inflação negativa, de 4,46%. Já na soma de 12 meses, o recuo alcança 4,57%. Isso indica que, na média, a cesta de produtos analisada pela FGV nesses períodos está mais barata.
O acumulado de 12 meses do IGP-M é comumente utilizado para corrigir os contratos de aluguel anualmente. Porém, em alguns contratos consta a expressão “variação positiva” do índice, o que implica que, no caso como o atual, o aluguel não é reajustado para cima, mas também não é reduzido.
De acordo com Francisco de Oliveira Lima Filho, presidente da Habicamp, apesar do aumento de 0,5% na inflação do aluguel, o mercado imobiliário segue aquecido e só é possível prever um sinal de alerta após o resultado dos índices dos próximos meses. “O mercado imobiliário brasileiro é uma potência e se manteve firme mesmo na pandemia. Agora, mesmo com a inflação do aluguel, o cenário deve se manter positivo”, reforça.