Lei do Retrofit: incentivos fiscais e urbanísticos para o centro de Campinas
Prefeitura apresenta cartilha sobre projeto de lei para síndicos e corretores
Fotos: Rogério Capela – A Prefeitura de Campinas promoveu um evento na Associação Comercial e Industrial (Acic) para lançar uma cartilha explicativa sobre a Lei do Retrofit, voltada para síndicos e corretores de imóveis. O encontro destacou os benefícios fiscais e urbanísticos dessa legislação, visando a revitalização de edificações no centro da cidade.
A secretária municipal de Urbanismo, Carolina Baracat Lazinho, detalhou as mudanças trazidas pela lei, permitindo intervenções inovadoras nos imóveis da área central.
Esses incentivos estão disponíveis para aproximadamente 420 prédios verticais e 1.400 horizontais, abrangendo uma área de 95 hectares no centro da cidade. A intenção é criar um ambiente urbano misto e melhorar a qualidade de vida dos residentes da região.
Lei do Retrofit
A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi, enfatizou a importância de atrair mais moradores para o centro, buscando manter a atividade comercial mesmo fora do horário comercial.
Por sua vez, o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Marcelo Coluccini, ressaltou a abordagem conjunta de diversas secretarias municipais para revitalizar o centro da cidade, destacando a importância da cooperação intersecretarial nesse processo.
Além da discussão sobre a Lei do Retrofit, o evento também ofereceu orientações sobre o combate à dengue, visando conscientizar o setor sobre a prevenção da doença transmitida pelo mosquito.
O presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho, compreende como algo positivo e importante para “A iniciativa de revitalização do centro da cidade somado aos demais projetos que tem sido feitos em Campinas são potencializadores da economia local e contribuem para melhoria na qualidade de vida dos cidadãos”, reflete.