Campinaseconomia

Preços de alugueis em Campinas desaceleram, mas acumulam alta de 15,35% no ano

A cidade tem o maior aumento no preço de aluguel do estado em 2024

Foto: Divulgação / PMC – O índice FipeZap, divulgado terça-feira (17), aponta que o preço dos alugueis em Campinas desacelerou para 0,28% em agosto. Contudo, o acumulado no ano registra um aumento expressivo de 15,53%, o maior crescimento entre as cidades do estado de São Paulo avaliadas pela pesquisa. Esse percentual coloca Campinas à frente de cidades litorâneas como Santos e Praia Grande, além da capital.

De janeiro a agosto de 2024, o avanço no valor de locação na cidade superou cidades como Santos, com alta de 12,52%, e Ribeirão Preto, que cresceu 12,11%. Entre as outras cidades paulistas, Praia Grande registrou um aumento de 10,74% e São Paulo 8,74%. Mesmo com a desaceleração recente, Campinas mantém sua liderança no ranking de maior elevação dos preços de aluguel no estado.

Apesar de os valores ainda estarem acima da média nacional e da inflação, a taxa de crescimento em Campinas vem desacelerando. Em maio, o aumento foi de 4,03%, caiu para 0,84% em julho e atingiu o patamar de 0,28% em agosto. Esse movimento pode indicar uma estabilização nos preços após um período de intensa valorização no mercado imobiliário local.

O presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho.

“O crescimento dos preços de aluguel em Campinas, mesmo com a desaceleração, reflete a alta demanda por imóveis na cidade, impulsionada por fatores econômicos e urbanísticos. Continuaremos monitorando essa tendência para entender o impacto no mercado a longo prazo”, avaliou Francisco de Oliveira Lima Filho, presidente da Habicamp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.