Prefeitura de Campinas aprova incentivo para reformas de imóveis na região central
“Nosso Centro” faz parte do Programa de Requalificação da Área Central
A Prefeitura de Campinas aprovou, no dia 29 de dezembro de 2022, a Lei Complementar sobre incentivos urbanísticos fiscais para a reabilitação de imóveis do centro de Campinas. Por meio dessa ação, há uma estratégia para motivar moradores e comerciantes a reformar prédios e casas, revitalizando os atuais negócios, atraindo novos empreendimentos e mais pessoas para viver na região.
Parte do Programa de Requalificação da Área Central (PRAC), o “Nosso Centro”, a
nova legislação cria incentivos fiscais e urbanísticos para promover a requalificação da região central a partir da reabilitação das construções de prédios e casas.
O objetivo final é manter os atuais moradores e comerciantes e atrair mais pessoas e investimentos em novos negócios para a região, além de resgatar a importância histórica e cultural dos imóveis localizados na área. Também será uma oportunidade para o mercado imobiliário realizar projetos gerando ofertas de moradias, por exemplo.
De acordo com a secretaria municipal de Planejamento e Urbanismo, até o final de janeiro, a Prefeitura deverá publicar um decreto regulamentando a aplicação da nova legislação e criar a comissão específica de servidores para analisar os projetos de reabilitação com interesse nos incentivos fiscais e urbanísticos previstos na lei complementar.
“O projeto ‘Nosso Centro’ consagra mais uma ação que incentiva a economia local e valoriza o centro de Campinas, fundamental para o progresso da cidade e para fomentar empregos. Além disso, é mais uma iniciativa que prevê a preservação de nosso patrimônio e reabilita a revitalização de construções para potencializar reformas e levar mais fluxo para a região”, celebra o presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho.