construção civil

Setor da construção gera 13 mil novos empregos em agosto, revela Caged

Brasil registra saldo positivo de 232.513 novos postos de trabalho formais no período

Foto: Fernando Frazão – Agência Brasil – O setor da construção civil criou 13.372 empregos em agosto de 2024, de acordo com os dados divulgados pelo Novo Caged nesta sexta-feira (27). No total, o Brasil registrou um saldo positivo de 232.513 novos postos de trabalho formais no período, sinalizando uma recuperação significativa do mercado de trabalho, impulsionada pelo bom desempenho de vários setores.

Esse crescimento representa um aumento de 22% em relação a julho, quando o saldo de empregos foi de 190 mil. O resultado positivo foi observado em todos os cinco grupos econômicos analisados e em todas as 27 Unidades Federativas, indicando que a retomada da geração de empregos está se espalhando por todas as regiões do país.

No acumulado de 2024, entre janeiro e agosto, o Brasil somou 1,72 milhão de novos empregos com carteira assinada. Desde o início do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o saldo ultrapassou 3,18 milhões de novos empregos formais, reforçando o crescimento sustentável no mercado de trabalho. O estoque de vínculos empregatícios ativos chegou a 47,2 milhões, o maior registrado na série histórica, com uma variação de +0,49% em relação a julho.

O setor de Serviços foi o destaque em agosto, com 118.364 novos postos de trabalho, seguido pela Indústria, que gerou 51.634 vagas, e pelo Comércio, que adicionou 47.761 novos empregos. A Construção Civil se destacou com 13.372 novos postos, enquanto a Agropecuária contribuiu com 1.401 vagas. Esses resultados refletem a ampla recuperação de vários setores da economia brasileira.

Entre os estados, São Paulo liderou a criação de empregos com 60.770 novos postos, seguido pelo Rio de Janeiro, com 18.600, e Pernambuco, com 18.112 vagas. “A geração contínua de empregos no setor de construção civil é um indicativo da força e estabilidade do segmento”, afirmou Francisco de Oliveira Lima Filho, presidente da Habicamp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.