construção civilHabitaçãomercado

INCC-M recua em julho, mostra FGV

O Índice Nacional de Custo da Construção – M (INCC-M) registrou, em julho, taxa de variação de 0,22%, abaixo do resultado do mês anterior, de 1,36%, segundo dados da Fundação Getulio Vargas (FGV). O índice relativo a Materiais, Equipamentos e Serviços registrou variação de 0,03%. No mês anterior, a taxa havia sido de 0,02%. O índice referente à Mão de Obra registrou variação de 0,37%. No mês anterior, a taxa de variação foi de 2,48%. O INCC-M é calculado com base nos preços coletados entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência.

No grupo Materiais, Equipamentos e Serviços, o índice correspondente a Materiais e Equipamentos registrou variação de 0,03%. No mês anterior, a taxa havia sido de -0,08%. Dos quatro subgrupos componentes, três apresentaram acréscimo em suas taxas de variação, destacando-se equipamentos para transporte de pessoas, cuja taxa passou de -1,24% para -0,88%.

A parcela relativa a Serviços passou de uma taxa de 0,39%, em junho, para 0,06%, em julho. Neste grupo, vale destacar a desaceleração de taxas de serviços e licenciamentos, cuja taxa passou de 2,18% para 0,11%.

O índice referente à Mão de Obra registrou variação de 0,37% em julho, ante 2,48% no mês anterior. Esta variação ocorreu devido aos reajustes salariais de Brasília, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

Quatro capitais apresentaram desaceleração em suas taxas de variação: Salvador, Brasília, Recife e São Paulo. Em contrapartida, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Porto Alegre registraram aceleração. (Agência IN)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.