Inovação

Via Fácil Bombeiros: processo digital para projetos técnicos será obrigatório

O envio de plantas em formato eletrônico e o serviço de análise digital de projetos técnicos passarão a ser obrigatórios pelo Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo. Até o momento estes serviços do Via Fácil Bombeiros estão disponíveis, de forma facultativa, para todo o Estado de São Paulo para edificações e áreas de risco com até 10.000 m2 e para todas as edificações do Grupo A (residencial), sem sistema de espuma, resfriamento e controle de fumaça. “A previsão é que os serviços passem a ser obrigatórios ainda este semestre para todo o Estado com a publicação de uma nova portaria”, afirma o capitão Alexandre Hiroshi Hirata.

Segundo o capitão, na primeira fase, os serviços serão obrigatórios para edificações residenciais com qualquer área e todas as demais com até 10 mil m2. As plantas deverão ser enviadas em formato eletrônico DWF, formato que não permite alteração, e a análise digital será feita pelo aplicativo gratuito da Autodesk, por meio do qual o Corpo de Bombeiros vai conseguir visualizar a planta.

“Os novos recursos vão dar muita agilidade e baratear o processo. Os profissionais do interior do Estado não terão mais necessidade de dar entrada no projeto físico muitas vezes em regionais distantes de suas cidades. O resultado da análise será enviado pelo Via Fácil Bombeiros praticamente em tempo real a partir da conclusão do processo,” explica Hirata.

A recomendação do Secovi-SP é que os profissionais da área aproveitem o momento para se familiarizar com as ferramentas para estarem prontos assim que for publicada a portaria que regulamentará todo o procedimento.

Na segunda fase, com expectativa para entrar em vigor no segundo semestre de 2018, não haverá mais a trava da área: será para todas as edificações, sem exceção. (Obra 24h)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.