construção civil

PIB da construção civil cresce pela segunda vez em 2022

Com projeção acima da economia nacional, ritmo de atividades do setor tem garantido esse resultado

foto: Agência Brasil – A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) aumentou a projeção do crescimento do Produto Interno Bruto da Construção Civil. As informações estão no estudo Desempenho Econômico da Indústria da Construção – Segundo Trimestre de 2022, divulgado nesta segunda-feira (25).

Outro ponto divulgado pela CBIC é que nos últimos resultados do PIB, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indicam que a construção civil, na série trimestre contra trimestre imediatamente anterior, com ajuste sazonal, cresce há sete trimestres consecutivos.

Segundo a economista da entidade, Ieda Vasconcelos, pelo segundo ano consecutivo a construção crescerá acima da economia nacional. “Entretanto, mesmo considerando a alta de 3,5% do PIB em 2022, o setor ainda registra queda em seu PIB de 23,44% no período 2014 a 2022”, analisa.

Ieda acrescentou que o ciclo de negócios em andamento, iniciado nos últimos dois anos, tem garantido o ritmo de atividade do setor. Para o segundo semestre é aguardado, também, um maior impacto do ritmo de atividades originário das famílias, com pequenas obras e reformas.

Prefeitura autoriza estudo para implantação de modal ferroviário
Francisco de Oliveira Lima Filho

Francisco de Oliveira Lima Filho, presidente da Habicamp, analisa e diz que o segundo semestre é aguardado com previsão positiva para o mercado da construção civil.

“A retomada da economia tem sido cada vez mais promissora. Além disso, o segundo semestre vem acompanhado de eleições, que também movimenta o cenário”, reforça Lima Filho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.