Cohab Campinas reduz demandas por moradia em 21,7%
Em quatro meses, 5.050 pessoas saíram da fila por moradia na cidade
Foto: Toninho Oliveira – A implementação de novas estratégias pela Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab Campinas) resultou em uma significativa diminuição na demanda habitacional na cidade. Entre novembro de 2023 e março de 2024, houve uma redução de 21,7% no número de cadastros para moradias.
Essas iniciativas incluem parcerias comerciais para o uso do Cadastro de Interessados em Moradias (CIM), aprovação de empreendimentos de interesse social, regularização fundiária e atualização cadastral.
Em números absolutos, os cadastros diminuíram de 23.232 em novembro de 2023 para 18.182 em março de 2024, totalizando 5.050 cadastros a menos nesse período. A formalização das parcerias com empreendimentos do Programa Minha Casa Minha Vida garante atendimento prioritário aos cadastrados na Cohab Campinas, além de outros benefícios, como subsídios governamentais e isenção do ITBI pela Prefeitura.
A aprovação de empreendimentos de interesse social, em parceria com a iniciativa privada, também contribuiu para essa redução. A Cohab Campinas fortalece seu papel como agente público na execução de projetos habitacionais no município.
Além disso, o trabalho de regularização fundiária e a convocação frequente dos cadastrados para atualização de informações têm sido fundamentais para garantir que as famílias interessadas estejam aptas a adquirir suas moradias.
Eduardo Nasser, gerente comercial da Cohab Campinas, destaca a importância do cadastro da Cohab como ferramenta para auxiliar as famílias na compra do primeiro imóvel, mantendo-o sempre aberto para atualizações e novas inscrições.
“A iniciativa da prefeitura de realizar a regularização fundiária é um dos reflexos para a redução das filas”, lembra o presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho.