Como construir habitações com qualidade, economia e atendendo à Norma de Desempenho

O Ministério das Cidades publicou, no último dia 29 de março, as novas propostas selecionadas no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida, com recursos provenientes do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), voltados para a Faixa 1 do programa. No total, são R$ 862,47 milhões para 10.314 unidades habitacionais em 31 cidades de 10 estados, além do Distrito Federal. A expectativa é de que as moradias beneficiem mais de 41 mil pessoas.
É fundamental para os futuros moradores dessas unidades habitacionais que as habitações sejam produzidas de forma a atender às exigências da Norma de Desempenho, a NBR 15.575/2013 da ABNT, em relação a itens como a segurança estrutural, o desempenho térmico e acústico, a resistência ao fogo, à estanqueidade, à durabilidade e manutebilidade e tenham menor impacto ambiental. Nesse sentido, a alvenaria estrutural com blocos de concreto é o sistema construtivo que, combinado aos outros componentes que compõem o sistema paredes de uma edificação – como, por exemplo, as esquadrias e as instalações hidroelétricas, entre outros -, permite atender a todos os requisitos dessa importante norma.
Além disso, a alvenaria estrutural com blocos de concreto possui todas as normas relativas à produção dos blocos, projeto e execução de obras, oferecendo ainda ótima relação de custo/benefício – esse sistema é imbatível na execução de edificações de até 15 pavimentos, conforme pesquisas desenvolvidas por professores-doutores de universidades prestigiosas, como a Universidade Federal de São Carlos, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Santa Maria, entre outras. E conta ainda com a vantagem de ter sido o primeiro setor a realizar uma Avaliação de Ciclo de Vida Modular (ACV-m) de 33 das principais indústrias fabricantes de blocos e pisos de concreto no Brasil. Essa avaliação, realizada em 2014 pelo renomado Conselho Brasileiro da Construção Sustentável (CBCS) que avaliou o impacto ambiental na produção de blocos e pisos de concreto, identificando assim o nível atual dessas empresas e permitindo que elas façam melhorias favoráveis ao meio ambiente. .
E a alvenaria estrutural e de vedação com blocos de concreto oferece garantia de qualidade, desde que os blocos sejam comprados de empresas como as que integram a Associação Brasileira da Indústria de Blocos de Concreto-BlocoBrasil, que precisam possuir o Selo de Qualidade para os seus produtos para poderem compor o quadro associativo da entidade. Esse Selo de Qualidade só é concedido após rigorosas auditorias que verificam o atendimento às normas da ABNT referentes aos blocos de concreto. E boa parte dessas indústrias são também qualificadas pelo PSQ-Programa Setorial de Qualidade, do PBQP-H, do Ministério das Cidades.
Assim, governo e construtoras têm na alvenaria estrutural e na alvenaria de vedação com blocos de concreto a garantia de atendimento às exigências da Norma de Desempenho, da garantia de qualidade e da preocupação ambiental para construir e entregar aos futuros moradores habitações dignas, duráveis e de qualidade assegurada.
Carlos Alberto Tauil é arquiteto e consultor técnico da BlocoBrasil-Associação Brasileira da Indústria de Blocos de Concreto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.