construção civil

Construção civil desacelera em 2025 e projeta retomada mais forte no próximo ano

Sinduscon-SP revisa crescimento do setor para baixo neste ano

 O Produto Interno Bruto (PIB) da construção civil deve encerrar 2025 com crescimento de 1,8%, abaixo da projeção inicial de 2,2%, segundo balanço divulgado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP). Para 2026, a expectativa é mais otimista, com expansão estimada em 2,7%, indicando uma possível retomada mais firme da atividade.

Apesar do desempenho mais fraco ao longo do ano, o setor apresentou sinais de recuperação no terceiro trimestre, quando registrou alta de 1,3%. O resultado interrompeu uma sequência de retrações observadas no primeiro trimestre, com queda de 0,7%, e no segundo, de 0,3%. Até setembro, o crescimento acumulado da construção chegava a 1,7%.

O levantamento também aponta uma perda de ritmo na geração de empregos formais. Nos últimos 12 meses, o estoque de trabalhadores do setor cresceu 4,1%, percentual considerado positivo, mas inferior ao observado em períodos de maior dinamismo da construção civil.

O presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho.

Para Francisco de Oliveira Lima Filho, presidente da Habicamp, o cenário exige cautela, mas não pessimismo. “Os números mostram um setor que enfrentou ajustes ao longo de 2025, mas que começa a dar sinais de reação. A expectativa para 2026 reforça a importância de políticas públicas, crédito e planejamento urbano para sustentar uma retomada consistente da construção e do desenvolvimento das cidades”, afirma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Precisa de ajuda?
hacklink satın al holiganbet setrabet betnano casibom casibom holiganbet casibom marsbahis casibom güncel giriş casibom giriş casibom casinomilyon setrabet queenbet mavibet hiltonbet casibom giriş