Mercado projeta taxa Selic a 13% para o final de 2022

Também há expectativa que a alta dos preços extrapole a meta. Previsão para o IPCA é de 6,59% para este ano

Na segunda-feira (21), o Banco Central divulgou a pesquisa semanal Focus, que aponta a projeção da Selic. Desta vez, a indicação é que a taxa volte a subir neste ano e em 2023, a expectativa dos economistas para a taxa no final de 2022 é de 13%.

Foi o segundo aumento seguido da Selic nesse ano, sendo a última semana de 12,75%. Já projetando 2023, foi o terceiro aumento seguido, 9% contra 8,75%.

Previsão de alta para o IPCA

Esses números refletiram o décimo aumento seguido para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), 6,59% ante 6,45% da última semana. Nesse nível, as projeções indicam a inflação superando a meta deste ano, de 3,5%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos.

Há também, uma expectativa de que a alta dos preços ultrapasse o centro do objetivo para o próximo ano, que é de 3,25%, com a mesma margem de 1,5 p.p., com projeção dos economistas com avanço do IPCA em 2023 para 3,75%. Na última semana, estimava-se um aumento de 3,70%.

O Copom

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, elevou na última semana, a taxa Selic em 1 ponto percentual, 11,75% ao ano, indicando dose de aperto semelhante para o próximo encontro do Comitê. Nesta quinta-feira (24), será divulgado o Relatório Trimestral de Inflação do Banco Central.

Reflexo no PIB                                                             

Perante as seguidas expectativas de aumento da inflação, que possivelmente irá afetar as finanças do consumidor brasileiro neste ano e em 2023, e da taxa Selic, que deve reduzir os gastos, ocorreu um ajuste no prognóstico dos economistas para o PIB em 2023. Atualmente, fala-se em 1,30% ante a taxa de 1,43% da última semana. Para este ano, a expectativa de crescimento econômico registrou uma alta de 0,01 ponto percentual, a 0,50%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.