Artigo: cidades inteligentes e escritório de planejamento (ESPLAN)
Neste artigo, Welton Nahas Curi, vice-presidente da Construção Civil da Habicamp, fala sobre cidades inteligentes e escritório de planejamento. Leia mais abaixo!
Cidades Inteligentes, ou Smart Cities, são novos termos usados para o planejamento urbano com o incremento das novas tecnologias e a Inteligência artificial, com o intuito de melhorar o bem-estar dos usuários dos espaços das cidades, bem como, proporcionar sustentabilidade e o crescimento socioeconômico e ambiental. Juntamente com o Escritório de Planejamento (ESPLAN) proporciona flexibilidade e adequações as rápidas mudanças sociais desta Revolução 4.0
Este Master Plan ocorre no macro e no micro espaço e tempo e abrangem, banco de dados, os setores da habitação geral e social, eficiência energética, mobilidade urbana e interurbana, coleta e descarte de lixo, controle da poluição do ar, segurança, saúde, educação, cultura e zoneamento urbano.
É fundamental que essa visão atue conjuntamente com as Prefeituras, Universidades, empresas e instituições públicas e privadas, e as sociedades de bairros.
O projeto deve ser dinâmico e resiliente para se readequar as rápidas transformações tecnológicas e sociais. Tem por objetivo criar soluções saudáveis e ter sua aplicabilidade feita de forma efetiva e eficaz.
Esperamos dos próximos gestores municipais um compromisso com a criação do ESPLAN de forma continuada, permanente e independente.