Campinas tem o décimo maior Produto Interno Bruto (PIB) do país

Levantamento divulgado pelo IBGE mostra também que a cidade é destaque no PIB per capita

 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Campinas tem o décimo maior Produto Interno Bruto (PIB) entre todos os municípios do Brasil, além de registrar o segundo Maior PIB per capita. Os números, que foram registrados na última semana, são referentes ao ano de 2019, já que o PIB sempre é consolidado nos dois anos seguintes.

O valor é de R$ 65,8 bilhões, o que corresponde a 0,9% do PIB nacional. Ao lado de grandes polos e capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Salvador e Fortaleza, Campinas aparece entre as grandes cidades do ponto de vista econômico e urbano.

No último registro, em 2018, a cidade teve R$61,4 bilhões e ocupou a 11ª primeira posição no ranking nacional.

O presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho, explica que Campinas tem potencial para se destacar em todos os segmentos. “O PIB elevado de Campinas é consequência da metrópole ser referência em tecnologia, universidades, logística, educação, saúde, além da facilidade de acesso através de boas rodovias e do aeroporto de Viracopos”, lembra.

 

RECORTE ESPECÍFICO

Se for levado em conta apenas as metrópoles, a cidade perde apenas para Brasília no que se diz respeito a PIB per capita. A Capital registra 2,04 e Campinas 2,02, enquanto São Paulo aparece em terceiro com 1,65.

 

CRESCIMENTO CONSTANTE

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico, Adriana Flosi, os números apenas demonstram a constante ascenção da cidade perante o cenário nacional.

“Observamos um crescimento consistente da cidade, resultado de muitos investimentos e das condições altamente favoráveis de Campinas nos parques industrial, tecnológico e logístico, além do setor de serviços. Agora com políticas públicas de crédito e incentivos fiscais, temos uma expectativa ainda melhor para os próximos anos”, afirmou.

 

COMO CALCULAR?

O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos por um país, estado ou cidade, em um ano. Para fazer o cálculo, o IBGE utiliza uma série de índices produzidos pelo próprio instituto e também pelo Banco Central, Receita Federal e Fundação Getúlio Vargas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.