Tecnologia de Plataforma 3D utilizada na topografia facilita a vida de arquitetos e engenheiros

Modelo que registra o espaço real com fidelidade através de câmera com sensor 3D infravermelho ganha espaço no mercado

No mundo da construção civil, há a necessidade constante do desenvolvimento de novos métodos e tecnologias. Atualmente, a ideia de ferramentas e métodos mais rústicos cada vez mais são esquecidos graças ao diálogo entre tecnologia e inovação. E com essa proposta que Emerson Moraes apresenta sua especialidade em modelagem 3D através da captura da realidade com a Matterport.

O engenheiro agrimensor, que também é graduado na área civil e habilitado na área de engenharia sanitária, traz uma aplicação através da plataforma Matterport, empresa americana que através da inteligência artificial processa a captura digital para prédios e construções. Seu trabalho consiste em fazer uma espécie de planta 3D, em que é possível captar imagens do local e medidas para agilizar o trabalho dos engenheiros, arquitetos e empreiteiros.

A FERRAMENTA

Moraes utiliza uma câmera de 134 megapixels com sensor 3D infravermelho, que realiza um “gêmeo digital”, uma cópia perfeita do espaço real que foi computadorizado. Com isso, o profissional que for atuar na planta, seja engenheiro, arquiteto ou qualquer outro, pode tirar medidas e analisar o espaço com precisão. A tecnologia garante 99% de exatidão nas medidas, ou seja, não precisa de relatório fotográfico, já que tudo está no 3D virtual.

O engenheiro ressalta que a ferramenta pode facilitar o trabalho a distância e otimiza o tempo dos profissionais. “Quanto vale a sua hora? Com esse mapeamento 3D completamente fiel ao espaço físico, é possível tirar medidas, conhecer o ambiente e analisar tudo sem que haja a necessidade de se deslocar até o lugar para otimizar o tempo de trabalho dos profissionais envolvidos”, declarou.

APLICAÇÕES

A tecnologia que deriva da topografia, estudo tão importante na construção civil, pode ser aplicada nos mais diversos tipos de construção. Seja um apartamento, uma casa, um escritório comercial, salas de trabalho integrado, sala técnica de utilidade em industrias e até mesmo uma sala de hospital em que há tubulações. Tudo isso através da modelagem 3D.

Francisco de Oliveira Lima Filho, presidente da Habicamp

Emerson destaca que, no momento, a tecnologia já está disponível na internet, pode ser usada por todos e está sendo procurada por construtoras, empreiteiras e profissionais que buscam regularizar suas construções, seja em ampliações industriais ou retrofit de prédios comerciais.

“A topografia e a construção civil sempre caminharam lado a lado. Com a chegada de novas tecnologias que facilitam e modernizam o trabalho, todos só têm a ganhar com a ferramenta, que facilita o trabalho dos profissionais da área e o resultado do produto para o cliente”, comenta o presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.