Empréstimo chamado Home equity cresce 64,7% em seis meses

Dados demonstram que o brasileiro vem optando por dívidas mais inteligentes e escolhas financeiras flexíveis

O home equity é a opção para quem quer reformar ou comprar uma casa, utilizando o imóvel como garantia de empréstimo. De acordo com a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), foram concedidas no ano passado 18.746 empréstimos desse tipo, o que se equipara a mais de 4 bilhões de reais, um aumento de 25% à registrada em 2019.

O home equity funciona a partir da disponibilidade de garantia de uma casa, apartamento, ponto comercial ou outro imóvel, servindo como segurança para o banco de que a dívida será quitada, além disso, mesmo as pessoas que possuem o nome sujo, podem ter o crédito liberado, em alguns casos.

Entre janeiro e junho de 2021, o total de novos contratos chegou a 11.151 e o volume emprestado já ultrapassou os 2,3 bilhões de reais, o que pode significar um novo recorde para este ano. Em junho deste ano, havia 95.293 contratos, somando todos os ativos, que correspondem a um saldo em carteira de 12,1 bilhões de reais.

empregabilidade após graduação
Francisco de Oliveira Lima Filho

De acordo com o presidente da Associação Regional da Habitação de Campinas, Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho, o crédito com garantia de imóvel é uma ótima alternativa para quem pretende pagar dívidas, investir em um negócio, reformar, construir ou comprar um segundo imóvel. “Essas ações se tornam mais atraente do que os empréstimos consignados ou universitários, por exemplo”, afirma.

Construção ou reforma

A aquisição de bens explica 14,44% dos empréstimos, enquanto a vontade de investir justificou 12,66% das solicitações. Também houve quem recorreu ao CGI para garantir capital de giro (5,41%), quem quis abrir a própria empresa (4,24%) ou quem resolveu fazer uma viagem (0,14%).

Em junho deste ano, as construções e reformas foram as causas de 27,16% dos contratos de home equity assinados pela instituição. Outros 26,22% foram firmados para o pagamento de dívidas. Uma das empresas que disponibilizam esse tipo de empréstimo é o CGI do Bari, que possui a vantagem em não obrigar a retirada de todo o dinheiro no momento da contratação, em vez disso, você pode abrir uma linha de crédito para usar em até cinco anos e ir fazendo retiradas conforme as necessidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.