Entenda a importância dos projetos na execução de uma obra

Estruturas pré-moldadas
José David Ferraz Silva

Os projetos de engenharia são muito importantes na construção civil, já que através deles é possível ter análise de cálculos, detalhamento estrutural, entre outros fatores que fazem toda a diferença no resultado da obra. “O projeto de construção é indispensável, já que é um verdadeiro guia de execução em uma obra”, explica o Diretor do Setor de Construção Civil da Habicamp, José David Ferraz Silva.

Segundo Silva, o projeto é a primeira fase que irá traçar o caminho de sucesso ou não da obra. “É através dele que fazemos as escolhas que vão definir a obra, como materiais, construtoras, escritórios de engenharia e arquitetura, profissionais, entre outros”, diz.

Como fazer um bom planejamento de obras

Os projetos evitam surpresas durante a execução, além de antecipar situações desfavoráveis. “Também vale lembrar que, dessa forma, agilizamos as decisões e aumentamos o controle para que a construção seja planejada e executada da melhor forma possível”, finaliza o Diretor do Setor de Construção Civil da Habicamp. Assim, segundo Silva, é possível se certificar dos prazos, além de obter maior qualidade e segurança.

Quais as principais etapas de um projeto na construção civil:

Neste item, listamos alguns momentos em que o projeto de execução é importante. Confira!

– Arquitetura;
– Fundações;
– Estruturas (concreto, metálica, alvenaria estrutural);
– Instalações (hidráulicas, elétricas);
– Acústica e iluminação;
– Elevadores;
– Impacto de tráfego;
– Segurança predial;
– Segurança contra incêndio;
– Pavimentação.

Importância da tecnologia

Segundo Silva, a tecnologia é cada vez mais importante para o cumprimento dessas etapas. “As novas tecnologias de softwares de desenvolvimento de projetos têm cada vez mais facilitado o trabalho dos projetistas, tendo em vista que os programas mais modernos apresentam novas funções que permitem o gerenciamento dos projetos multidisciplinares, tornando a compatibilização dos mesmos de forma mais assertiva e eficaz”, completa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.