economiamercado

Mercado financeiro reduz projeção de inflação para 2025

Boletim Focus aponta expectativa de IPCA em 4,70% no ano e leve alta na projeção de crescimento do PIB

Foto: Rafa Neddermeyer – Agência Brasil – O mercado financeiro revisou para baixo sua previsão de inflação para 2025, segundo o Boletim Focus, divulgado na segunda-feira (20) pelo Banco Central. A projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado o principal indicador da inflação no país, passou de 4,72% para 4,70%. Para os anos seguintes, a expectativa também recuou, ficando em 4,27% para 2026, 3,83% para 2027 e 3,6% para 2028.

Mesmo com a redução, o número ainda supera o teto da meta de inflação definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que é de 3%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos, o que coloca o limite superior em 4,5%. Em setembro, o IPCA registrou alta de 0,48%, influenciada pelo aumento da conta de luz. No acumulado de 12 meses, o índice chega a 5,17%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O boletim também trouxe uma leve melhora na previsão para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2025, passando de 2,16% para 2,17%. Para os próximos anos, a expectativa é de crescimento de 1,8% em 2026, 1,82% em 2027 e 2% em 2028. O desempenho positivo recente é reflexo da retomada dos setores de serviços e indústria, que impulsionaram a expansão de 0,4% no segundo trimestre de 2025, consolidando o quarto ano consecutivo de crescimento econômico.

O presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho.

Em 2024, o PIB do Brasil teve alta de 3,4%, o melhor resultado desde 2021, quando o avanço chegou a 4,8%. A continuidade da recuperação é vista pelo mercado como um sinal de resiliência da economia, mesmo em um cenário de juros ainda elevados e pressões inflacionárias persistentes em determinados segmentos.

Para o presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho, a estabilidade das projeções econômicas traz um cenário mais previsível para o setor imobiliário. “A ligeira desaceleração da inflação e o crescimento sustentado do PIB reforçam a confiança dos investidores e facilitam o planejamento das famílias e das empresas do setor da construção civil”, destacou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Precisa de ajuda?
hacklink satın al casibom meritking marsbahis meritking giriş marsbahis giriş casibom giriş kingroyal casibom giriş casibom jojobet bets10 extrabet bahiscasino süperbetin holiganbet kingroyal giriş