Pesquisa mostra melhora no desempenho no Índice de Confiança na Indústria

Números apontam melhora também no Índice da Situação Atual e de Expectativas

Dados divulgados pela Fundação Getulio Vargas (FGV), mostram um aumento de 1,5 ponto no Índice de Confiança da Indústria (ICI), na passagem de maio para junho deste ano, sendo essa a terceira alta consecutiva do indicador, que atingiu 101,2 pontos – na escala de 0 a 200 pontos – registrando o maior nível desde novembro de 2021.

Quando comparado com a pesquisa realizada em maio, treze dos dezenove segmentos da indústria brasileira analisados pelo ICI apresentaram aumento na confiança.

Além disso, o Índice de Situação Atual, responsável por medir a confiança do empresário da indústria no presente, cresceu 1,9 ponto e chegou a 102,3 pontos. De acordo com os dados da FGV, o melhor desempenho ocorreu na satisfação com o nível de demanda por produtos industriais.

Prefeitura autoriza estudo para implantação de modal ferroviário
Francisco de Oliveira Lima Filho

Outro ponto analisado foi o Índice de Expectativas, o qual mede a confiança no futuro, que subiu 1,2 ponto e atingiu 100,2 pontos. Esse aumento ocorreu, principalmente, em decorrência ao desempenho do componente de otimismo com a evolução da produção física nos três meses seguintes.

“A melhora nos índices de confiança reflete um cenário de ainda mais força na economia do país. Depois de dois anos turbulentos, a tendência é que a economia aqueça e que possamos colher frutos melhores nesse ano eleitoral”, reforça o presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.